Catarina e o Lagarto

20/05/2019

Ancestralidade africana e cultura indígena em histórias delicadas

Catarina e o lagarto é o primeiro livro de Katia Gilaberte e ela acertou em cheio de primeira! O título é mesmo uma obra de arte, além da linda história traz ilustrações lindas de Bruna Assis Brasil, em capa dura, pela All Print Editora. A autora é diplomata, escritora e fotógrafa. Viveu na África por cinco anos, quando exerceu o cargo de Embaixadora do Brasil no Senegal, e um dos resultados foi o nascimento do seu primeiro trabalho dirigido ao público infantil, uma produção independente. De cara, foi premiado como melhor texto infantil de 2016, pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantojuvenil (AEILIJ).

É uma ótima história que conta com muita delicadeza sobre a descoberta da ancestralidade africana da menina Catarina. Ela conta com a ajuda de seu esperto lagarto, Aniceto, que, durante a noite, conversava com Catarina em sonhos e lhe conta sobre a sua vida do outro lado do mar, antes de cruzar o oceano em um grande barco, dentro de uma caixa de papelão. É ele que vai guiando a curiosa menina em busca do seu rico legado e de forma muito sutil mostra como podemos ter preconceito sobre o que não conhecemos.

Mas, Katia não parou por aí, a autora, lançou no ano passado, pela editora Caleidoscópio, seu segundo livro: Do outro lado do rio que traz conhecimento de outro legado da cultura brasileira, os povos indígenas. Mais uma parceria com a ilustradora Bruna Assis Brasil. E não há como não se apaixonar por Manuela, Anaí e sua capivara Lua.

De férias na fazenda dos avós paternos, no interior do Brasil, Manuela experimenta pela primeira vez a liberdade do campo. Do encontro inesperado com Anaí, uma indiazinha que vive na aldeia do outro lado do rio, surge uma amizade que é tecida com delicadeza, muito afeto e respeito pela cultura indígena. Ambos os livros são voltados para crianças a partir de cinco anos.

Katia Gilaberte
Catarina e o Lagarto
All Print Editora, 2016
36 páginas

Do outro Lado do Rio
Caleidoscópio Editora, 2018
50 páginas

R$50,00 cada
À venda: https://www.caleidoscopio-editora.com.br