Personagens do Sítio estão de volta!

17/10/2019

"Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele".
Monteiro Lobato

Sítio do Picapau Amarelo volta repaginado

Emília, Emília, Emília! Sim, a boneca de pano mais famosa do mundo está de volta! Isso se deve a obra de Monteiro Lobato ter caído em domínio público este ano e algumas editoras decidiram trazer de volta O Sítio do Picapau Amarelo. A obra recém-lançada Reinações de Emília, de Cassia Leslie, com ilustrações de Yasmin Mundaca, pela Editora Bambolê, é um ótimo exemplo de resgate das personagens que marcaram a infância de milhares de brasileiros, mas com uma roupagem atualizada, criando a conexão com as crianças de hoje.

Desta vez, a personagem Emília, marquesa de rabicó, insatisfeita com o casamento, consegue o divórcio do leitão, mas não abre mão do título. Munida de pó de Pirlimpimpim, celular com internet e acesso às redes sociais, ela manda um e-mail para todos do Sítio comunicando sua partida para visitar vários Reinos Encantados em busca de um título de Princesa. Muitas aventuras com A Bela Adormecida, Rapunzel, Cinderela e Branca de Neve até chegar ao Reino do Príncipe dos Retalhos.

Parte para o mundo das fadas em busca de uma melhor posição na nobreza, ou melhor, de um final feliz como nos Contos de Fadas, e acaba descobrindo o verdadeiro amor. Esta jornada tem muitas surpresas, perigos e aprendizados para a boneca mais querida do Brasil. Tudo isso ocorre em cenários que são verdadeiras obras de arte da ilustradora Yasmin Mundaca.

A obra é divertida, bem contextualizada na sociedade atual, tanto tecnologicamente quanto em respeito à diversidade. Ponto para a autora, Cassia Leslie que tem 25 anos de atuação no mercado editorial e utilizou seu conhecimento para cuidar dos aspectos éticos da obra. É certo que há muita polêmica sobre as ideologias do pai da literatura infantil, mas Monteiro Lobato criou personagens incríveis que se revividos com olhar de respeito às diferenças e às minorias vão contribuir muito com a formação de novos leitores, pois O Sítio do Picapau Amarelo é um retrato da mistura dos diferentes povos que construíram nosso país.

A boa notícia, é que a Editora Bambolê irá fazer uma Coleção com esta Emília, nos próximos livros ela visitará o mundo das Fábulas e o mundo das Lendas indígenas e africanas.

  Serviço

Reinações de Emília
Autora: Cassia Leslie
Ilustrações: Yasmin Mundaca
Editora: Bambolê
Ano: 2019, 64 páginas.
R$49,90 (na promoção)

https://www.livrariabambole.com.br/reinacoes-de-emilia