Mensagem na garrafa mexem com nosso imaginário

03/04/2019


Quem mora perto do mar já deve ter um dia imaginado encontrar uma garrafa com mensagem. Elas também estão presentes nos filmes de náufragos, piratas, enfim, mexem com nosso imaginário. A autora Tatiana Alves também se inspirou nelas para escrever Bilhete de Naufrágio, com ilustrações de Moana Moraes, obra vencedora do Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil, promovido pela Fundação Municipal de Cultura de Ponta grossa, em 2013, e publicada pela editora Cecanto em 2017.

A autora é carioca e sua paixão pelas palavras a levou a cursar doutorado em Literatura na UFRJ. Na obra ela conta a história de uma menina que passeando pela praia, vê uma garrafa esquecida na areia. Um pedido de socorro esquecido no tempo. O que acontece quando um pedido de socorro é enviado numa garrafa, mas corre o risco de nunca ser encontrado? E se ele for a única chance da salvação de alguém? As histórias de Raquel e Diogo cruzaram o mar e as páginas do livro Bilhete de Náufrago, que teve um final feliz graças à curiosidade de uma menina!

Outro trabalho da autora, desta vez com ilustrações de Ives Pio, também da Editora Celacanto, é O Sumiço de Apolo. Nesta obra para leitores infantis, a autora conduz toda a trama do cachorrinho Apolo em versos rimados. Uma história verídica que teve também um final feliz, mas que serve de alerta para os apaixonados por gatos e cães: tomar sempre cuidado para que os amigos de quatro patas não escapem e se percam, causando sofrimento para todos.