Na companhia de Bela

30/03/2020

Tem muito mais histórias de onde veio A Bela e a Fera

Se você acreditava que os contos de fadas publicados foram inaugurados por Charles Perrault (1695-1697) e só conhece A Bela e a Fera, de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, como obra de autoria feminina daquele período, precisa correndo conhecer a obra da Editora Florear Livros, recém-aberta pela escritora e editora paranaense Cassia Leslie, que investiu no projeto e escreveu junto com a pesquisadora e escritora, de reconhecimento internacional, a santista Susana Ventura, uma proposta ousada para os dias de hoje: contar história ao mesmo tempo em que se ensina história da literatura. Na companhia de Bela é uma obra-prima, valorizada pelo designer gráfico e pelas ilustrações de Roberta Asse. Nesse livro, encontramos também traduções de Maria Valéria Rezende, Maikon Augusto Delgado e Caroline Rodovalho, além de textos e comentários das próprias autoras.

Por vezes, nos livros que falam sobre aqueles tempos, são mencionadas "as preciosas", mulheres que lançaram a moda de contar, escrever e publicar esse tipo de conto. Porém, em geral, o que elas escreviam não era considerado boa literatura na época, e, por isso, suas obras foram caindo no esquecimento.

Ao lermos os contos, a maioria inéditos por aqui, nos surpreendemos como essas mulheres que, para poder falar sobre opressão ou mesmo mostrar em público o desejo de protagonismo, de poder ter liberdade para escolher com quem casar, demonstrar vontade de estudar ou mesmo que eram mais astutas que os homens, precisavam esconder suas identidades no grupo e se apresentavam como "Condessa X", "Mademoiselle Y", "Baronesa Z" dentro dos salões. Assim, muitas acabaram ficando esquecidas assim como suas obras.

E essa é a grande missão do livro Na companhia de Bela: Contos de fadas por autoras dos séculos XVII e XVIII (Londrina: Florear Livros, 2019), ou seja, fazer este resgate histórico, mas contando contos pra lá de diferentes e que valem uma reunião para serem apreciados pelas crianças e adolescentes da família ou por amantes da Literatura.

Ao mesmo tempo em que a França, no final do século XVII e início do século XVIII, era cenário de desastres naturais, fome e guerra, por outro lado, havia o desejo de igualdade e o sonho de um mundo com um maior protagonismo para as mulheres, Foi esse o cenário que viu nascer a moda dos contos de fadas. Quem sabe os clubes de leitura os adotam para que jamais esqueçamos o que realmente importa na literatura, na arte e na vida, que é muito mais do que está registrado por escrito, para quem sabe ler nas entrelinhas.

Serviço:

Na companhia de Bela: contos de fadas por autoras dos séculos XVII e XVIII
Editora: Florear Livros, 2019
Autoras: Susana Ventura e Cássia Leslie
Ilustração: Roberta Asse

Capa dura, 288 páginas.
R$79,90

Site: https://loja.editoraflorearlivros.com.br/