Nos mares do Mundo

09/07/2019

Nos mares do mundo conta sobre
a viagem no mar da vida

Autora transformou experiência da infância em poema ilustrado. Obra é editada pela Madrepérola Editora e estará disponível em agosto.

O livro Nos Mares do Mundo, de Tatá Bloom, Madrepérola Editora, com ilustrações da brasileira radicada na Alemanha, Patycake, e edição de Cássia Leslie chega ao mercado neste mês de agosto. A obra é um poema ilustrado. Enquanto os versos contam uma história, a jornada do ser humano pelo mar da vida até a velhice, as imagens contam também sobre o ciclo da água que é por si só uma grande viagem: da gota d´água que sai dos rios para a torneira e, depois, seu caminho para o mar.

A ideia nasceu da vontade de Tatá Bloom eternizar momentos afetivos da infância: o mar e uma canção de ninar. Ela resgatou uma música que cresceu ouvindo na hora de dormir, embalada pelos cafunés da sua avó. "Eu também cantei partes que eu lembrava dessa canção de ninar para meus filhos, era uma forma de reverenciar essa tradição na minha família, pois minha mãe também cresceu ouvindo essa música. Quando surgiu a ideia do livro e conversei com a Paty, ela me pediu que cantasse a música, eu gravei e enviei. Ela também se apaixonou, e começou a criar; pesquisou e descobriu ser uma canção sertaneja, Assim como o rio, de Anacleto Rosas Jr, mas minha avó, cantava em outro ritmo, bem mais lento. Como nasci em Santos, litoral de São Paulo, e a música fala sobre o mar, havia muito encantamento para mim naquela melodia. Fiz, então, um poema inspirado na letra. Fiquei emocionada, com as ilustrações da Paty que, além de serem muito parecidas com o meu imaginário dessa viagem que o personagem faz, contam o ciclo da água. Acredito que a obra é, também, uma homenagem à música brasileira sertaneja de raiz, que é muito poética", conta Tatá Bloom.

A equipe

Tatá Bloom é jornalista, psicopedagoga, mestre em Comunicação, poeta, dramaturga e escritora infanto-juvenil. Está lançando seu sétimo livro. É autora de O ratinho que não gostava de queijo (Ed. Multifoco, 2015), Um vizinho muito especial (e-book Kindle, 2016), Uma menina detetive e a máfia italiana (Trejuli Editora, 2017). Também participa das Coletâneas: Contos (mal) Cheirosos (Trejuli Editora, 2018), Contos com o pé na terra (Caleidoscópio, Editora 2018) e Meus Primeiros Versos (selo Mulherio das Letras, 2019).

Vinda de uma família de teatro de Santos-SP, Tatá é prima do ator Alexandre Borges, mas lembra que quem começou o palco foi sua mãe, Elisa Corrêa, com quem iniciou como atriz aos 10 anos. Aos 14 já escrevia peças infantis e aos 17 já dava aulas de teatro e dirigia espetáculos. Formou-se em Jornalismo, em 1994, quando nasceu a primeira filha, somente 20 anos depois voltou para a Literatura, sempre focada no público infantil sua paixão.

Patycake é paulista e mora em Wiesbaden, na Alemanha, onde coordena cursos de Artes para adolescentes no Museu da cidade. Fundou a Ilustra Labor, um centro de ilustração internacional e atua como curadora e produtora artística, tendo atuado em Portugal, Tailândia e em Porto Alegre.

Cássia Leslie é do Paraná, atua há mais de 20 anos no mercado editorial de didáticos e, também, é autora infantil.

Tatá Bloom, Patycake e Cássia Leslie se conheceram pela rede social, em função do movimento Mulherio das Letras, a autora procurava uma ilustradora e uma editora e recebeu de Susana Ventura, a indicação das profissionais. É o primeiro trabalho em parceria das três.

Serviço:

Nos mares do mundo
Tatá Bloom
Ilustrações: Patycake
Editora Madrepérola
R$30,00
À venda no site da Amazon e www.editoramadreperola.com