Contos com o pé na terra

01/05/2019

Histórias reais do interior para adultos e crianças

Saudades da sua infância no interior? Contos com o pé na terra agrada adultos e crianças porque tem muita sensibilidade, cheiro de café com bolo de fubá, cuscuz nordestino, pirão de peixe e pão de queijo. Além de fazer o leitor quase sentir o cheiro de terra molhada, ouvir o som de grilos e imaginar a lua brilhante no céu estrelado.

Ao todo são 19 contos que nos levam a viajar pelo sertão do Nordeste, Pantanal, e pelo interior de Minas, Paraná, Serras Gaúchas, São Paulo e Rio. A cada história real das autoras, as memórias da infância dos adultos vão sendo despertadas e com certeza as crianças terão uma nova visão sobre o campo.

Entre os temas, o amor dos pequenos pelos animais nada domésticos, como galinhas e porcos, mas como não amá-los? Ou pior como comê-los? Histórias de férias com primos e avós essas pessoas tão importantes que hoje vemos tão pouco e que dá uma baita saudade. Ao mesmo tempo em que outros temas nos levam para aventuras, desafios que vencemos no mato sem que nossos pais sonhassem, banhos de rios, pescaria, medo de animais peçonhentos e até os causos de almas penadas vão colorindo o passado em preto e branco. Contos mais recentes falam da transformação que crianças acostumadas com a cidade e internet passam a ter contato com a exuberância do campo, o aconchego das fazendas e sítios e o sabor de comer frutas no pé e dos fogões à lenha.

Em outra corrente, as histórias da ingenuidade e timidez das crianças, a agitação das festas de santos, a religiosidade e as procissões, o relógio de cuco e a caixa de música com a bailarina. E junto com toda essa aquarela de sentimentos e recordações, há a construção do respeito aos animais, à Natureza, o aprendizado de onde vem os alimentos que nos nutrem e que muitas crianças só conhecem de supermercado. Há a terra, a ligação do homem com o campo não pode e não deve ser esquecida. A labuta do trabalhador rural quase desconhecida e tão mal valorizada.

Um livro que causa um efeito de álbum fotográfico de um passado feliz repleto de memórias emotivas. Confesso que comprei um para dar de presente, não consegui. Vou guardar para meus netos quando vierem! Contos com pé na terra é um projeto da Editora Caleidoscópio que só comercializa pelo site. A organização é de Katia Gilaberte e Patricia Vasconcellos que também integram o grupo de 19 autoras. As ilustrações são de Roberta Asse, que também escreve, e trazem uma composição de fotos reais com ilustrações que são outra obra de arte a parte. O acabamento do livro em capa dura, a guarda do livro integrada ao projeto gráfico é de um primor que transforma o livro num verdadeiro presente. Para ler e guardar com carinho.

Com o pé na Terra

Organização de Katia Gilaberte e Patricia Vasconcellos
Revisão: Bibi Fiúza

Páginas: 128

Caleidoscópio Editora, 2018

R$60,00