Ela queria trabalhar com Papai Noel

07/04/2019


A vaca presepeira, de João Paulo Hergesel, editora SM foi a obra vencedora de um dos mais importantes prêmios de Literatura Infantojuvenil, o 14º Prêmio Barco a Vapor, promovido pela Fundação SM. Com ilustrações de Taisa Borges, o livro conta a história de uma vaca que apesar de gostar de atuar no presépio da fazenda tem um sonho: ser uma das renas do Papai Noel.

Para conseguir, ela terá que arrumar dinheiro para a longa viagem rumo ao Polo Norte. E, assim, trabalhando como atriz em outras festas, como o Carnaval, a Páscoa e as juninas ela vai juntando dinheiro para realizar seu sonho.

A obra vai pintando um retrato das coloridas festas tradicionais do Brasil. Importante para iniciar uma consciência da preservação de nosso patrimônio cultural imaterial. No entanto, o mais importante é que o livro mostra o resultado positivo da persistência, ensinado que não devemos desistir nas primeiras dificuldades que certamente acontecem na vida.

A vaquinha Juno passa por muitos desafios, preconceitos e aventuras para conseguir realizar o seu sonho, mas ainda é necessário vencer o preconceito, por ser diferente, sair do tradicional, querer atuar onde antes só tinha lugar para as renas, quebrar um paradigma na sociedade, e por que não? Com certeza, muitos de nós, em algum momento da vida, tentamos fazer algo de maneira diferente e muitos são desencorajados até pelas pessoas mais próximas. Mas Juno, vence com firmeza e o apoio de verdadeiros amigos que tem e que vai encontrando pelo seu caminho até o polo norte e, assim, a vaquinha atriz se torna a protagonista da sua própria história.

O autor é de Sorocaba, tem mestrado e está terminando o doutorado, e aos 27 anos já possui vários prêmios de Literatura Infantil, o que prova que é um grande talento contemporâneo. Além de ser dono da editora Jogo de Palavra que edita livros e-books e impressos, com serviço de assessoria, revisão, registro, edição, diagramação e impressão, além de realizar diversos concursos e publicações virtuais gratuitas e a preço acessível, sendo um bom começo para novos autores.

Voltando, a falar da obra A Vaca presepeira é uma história muito divertida, além de ter um enredo original, tem tudo a ver com o clima natalino (excelente presente para o final de ano), e agrada o público infantil, na faixa etária dos 6 aos 9 anos, excelente material para ser trabalhado em sala de aula, sobretudo no Ensino Fundamental I.

Para finalizar, podíamos fazer um pacto aqui, pelo menos, uma vez por ano, dê um livro de presente para uma criança ou um jovem, mas procure ver se o gênero e o tema têm relação com perfil e a faixa etária. É uma ótima maneira de contribuir para a formação de novos leitores.