Um dia de Paz Restaurativa

30/08/2020

É possível um mundo de paz?

Para as autoras Tatá Bloom e Lili Rezende, a resposta é sim! A paz começa dentro da gente, mas podemos construí-la no dia a dia, nas interações com as outras pessoas e todos os ambientes. E para a construirmos na família, na escola e na comunidade é necessário que resgatemos valores há muito esquecidos para a boa convivência: o diálogo horizontal, garantido vez e voz para todos, compartilhando o poder; o respeito às diferenças; a empatia; o pertencimento, o amor e o perdão; enquanto juntos de decidem o que é melhor para todos, garantindo que as necessidades de toda a comunidade sejam atendidas e que os conflitos, inerentes ao ser humano, sejam resolvidos de forma pacífica. 

Esse diálogo estruturado e conduzido por facilitadores ou mediadores formados para a realização dos Processos Circulares de Construção de Paz, idealizados pela professora norte americana Kay Pranis; com técnicas de CNV (Comunicação Não Violenta), criado pelo psicólogo Marshall Rosemberg; representam a prevenção e a resolução de conflitos e compõem também a base da Justiça Restaurativa, um novo olhar que troca as lentes, como diz o fotógrafo  Howard Zehr, sobre a Justiça, deixando de ser punitiva para restaurativa, ao invés da punição há a responsabilização e juntos ofensor e vítima acordam como será feita a restauração do dano. Tudo isso está chegando nas escolas agora para acabar com o bullying, violência escolar e criar ambientes mais humanizados e que respeitem à diversidade e promovam a paz.

Conhecedoras dessas práticas que são verdadeiras filosofias de vida, as autoras Tatá Bloom e Lili Rezende, ambas com vivências na área da educação onde praticam a metodologia, escreveram o primeiro livro infantil de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa do Brasil, com apresentação da própria Kay Pranis. O resultado é o livro Um dia de Paz Restaurativa, da editora Amare, com ilustrações de Danilo Lopes.

O objetivo é criar a identificação das crianças com a história da personagem Déia, uma menina que começa a sofrer com a violência que vê sendo praticada na sua escola e na sua vizinhança: bullying, preconceito racial, gordofobia etc.  Até que não conseguindo mais se calar, ela fica triste e procura a ajuda de sua professora de yoga que é uma facilitadora da paz e juntas levam a prática para dentro da sua escola, num conflito sobre a disputa entre meninos e meninas pelo uso da quadra esportiva.


Um dia de Paz Resturativa

Autoras: Tatá Bloom e Lili Rezende

Apresentação de Kay Pranis

Ilustrações: Danilo Lopes

Páginas: 40

Amare Editora, 2020

www.amarelivros.minhalojanouol.com.br

R$45,00

Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim.

 

Faça mágicas com acessórios

Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet consectetur adipisci velit sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem ut enim ad minima veniam quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam nisi.

Ganhe a rua

Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet consectetur adipisci velit sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem ut enim.